terça-feira, 19 de julho de 2016

Torcicolo

Olá pessoas,

Hoje meu dia não está nada bem. Torcicolo!
E não é das sensações mais gostosas do mundo, pra não dizer que estava correndo uma maratona para ter lesionado, eu estava saindo do elevador na garagem quando ele travou. Pescoço e costas completamente travados.


E enquanto eu ainda não consegui ir no médico (mas irei o mais rápido possível), andei pesquisando sobre como diminuir as dores e como cuidar do torcicolo em casa. Segue o que eu descobri.

O torcicolo é um distúrbio na região do pescoço que pode causar dor intensa localizada, ou se irradiar para a musculatura da região dorsal. por mais desconfortável que seja, o torcicolo serve para proteger o pescoço evitando que o ferimento inicial se transforme em algo mais grave.

Há três tipo de torcicolo: congênito, espasmódicos e muscular ou repentino. O meu é o muscular que decorre de uma contratura muscular, que pode ser resultado de uma má postura da região do pescoço, movimento brusco, trauma, tensão ou má posição ao dormir. Os nervos que passam próximo ao músculo podem sofrer compressão e inflamação.

Sinais
  • Dor intensa a qualquer tentativa de mover a cabeça;
  • Diminuição da amplitude dos movimentos do pescoço;
  • Dor localizada num só lado da cabeça;
  • Dor sensível ao toque;
  • Dor pode irradiar para a região dorsal.
Tratamento em casa
  • Auto-massagem
Por mais que doa e que você não queira que ninguém encoste (eu sei bem como é), a auto-massagem pode te ajudar a aliviar a dor, pois você vai no seu ritmo e na sua força, sem ter outra pessoa pra te deixar com mais dor.
  • Colar Cervical
Há uma enorme controvérsia no uso do colar cervical. Alguns dizem que é ruim e perigoso, outros entretanto (e eu me considero outros pois to passando pela dor, sei como é), aconselham o uso do colar cervical de espuma que é mais macio. Todavia há algumas restrições, não use o colar por mais de 2 semanas seguidas, isso faz com que o músculo relaxe e enfraqueça, o que pode ser um grande problema.
A função do colar de espuma é proporcionar o descanso do pescoço, apoiando a cabeça para que o músculo relaxe e diminua os espasmos. Caso você não tenha um colar cervical e não seja frequente as dores, basta utilizar um cachecol bem grosso ou uma blusa com gola mais grossa, uma tolha macia e enrolada, também ajuda bastante. Se optar por adquirir um ele custa aproximadamente R$ 30,00 e é facilmente encontrado em farmácias ou lojas específicas. 
  • Compressa Morna
Fazer compressas ou colocar uma bolsa de água quente ajuda no relaxamento do músculo. 
  • Relaxante Muscular
Tomar um analgésico em injeção ou comprimidos relaxantes também ajudam.

A internet está cheia de teorias e formulas milagrosas, e você sempre vai encontrar alguém que fale "você tem que fazer isso", "vá em tal lugar", etc. Vá onde você achar que deve. Lembre-se a dor é sua e ningúem melhor que você para dizer onde dói e decidir onde ir.

Espero ter ajudado, depois posto aqui o que eu fiz que me ajudou a melhorar, porque até agora eu to fazendo tudo o que me aconselham.

Bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário